sexta-feira, 24 de junho de 2022

Holambra - SP!


Fonte: Arquivo pessoal By Tony Macêdo

 


            Olha eu aqui novamente! Como falei no artigo anterior (aquele sobre a cidade de São Paulo! Não viu? Sério? Então confere lá!), Bom lá eu falei que traria artigos sobre as minhas experiências nesse universo de diversidade que é São Paulo! E aqui esta um dos que viram...

            Holambra, ou como é muito conhecida, “cidade das flores”! É isso aí, fui fazer um bate e volta na cidade pra conhecer. Cá pra nós, se não contei ainda, vou conta agora! Amo conhecer lugares, culturas, sabores... Viajar é tudo isso e muito mais, porém vamos voltar para o tema do artigo né, esse é assunto para um próximo!

Com sua arquitetura charmosa e passeios que agradam a todo tipo de turista, a cidade de Holambra é um dos destinos mais procurados no interior paulista. 

Foi colonizada e fundada por imigrantes holandeses em 1948, é considerada como o lugar de maior influência da cultura holandesa no país. Fato que justifica o nome da cidade, formado pela junção das iniciais das palavras Holanda, América e Brasil. 

Como mencionado anteriormente, Holambra também é conhecida por ser a “Cidade das Flores”, pois conta com mais de 45% da produção de flores do país. Sendo assim, em meio à arquitetura holandesa e campos de flores, o turismo em Holambra se adequa a qualquer tipo de viagem. 

A cidade está localizada bem próxima da capital do estado, o que a torna perfeito para um bate e volta ou viagens para um final de semana ou feriado prolongado. A uma distância de 130 km de São Paulo, também se localiza próxima a destinos famosos do interior paulista, como Serra Negra (a aproximadamente 37 km), Águas de Lindóia (a cerca de 48 km) e Campinas (a 50 km).

A rede hoteleira de Holambra se divide entre hotéis e pousadas localizados no centro e nas estradas que dão a acesso à cidade. Na região central, as hospedagens possuem um estilo mais urbano. Com diárias mais acessíveis, possuem estruturas menores e perfis mais econômicos, mas sem perder o conforto na acomodação.

Os hotéis com clima de fazenda e áreas de lazer mais amplas se localizam nas zonas rurais, ao longo das estradas que chegam à cidade, como é o caso da SP-107, HBR-010, HBR-020 e HBR-266.

Durante o ano todo, Holambra conta com inúmeros eventos e festas típicas, com programações e atrações ótimas para incluir no roteiro de viagem.  Ficou interessado né! Bom deixa então te falar quais são os mais famosos:

Expoflora: Organizada como um evento que celebra a chegada da primavera, a Expoflora é o evento que mais atrai turistas para Holambra. É considerada como a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, reúne mais de 400 produtores locais com todo tipo de flores e plantas. É organizada desde a década de 80 na cidade e já concentrou mais de 12 mil pessoas em um final de semana. Anualmente, costuma receber aproximadamente 320 mil turistas.

Além das flores, a Expoflora possui uma programação com diversas atrações musicais e pontos de alimentação com delícias da culinária holandesa. O evento acontece normalmente entre final de agosto até o final de setembro. Para conferir datas e atividades, consulte o site do evento.

Carnaflores: Durante o feriado de carnaval, a cidade é tomada por desfiles de carros alegóricos, shows ao vivo e matinês para as crianças. Organizado na Rua da Amizade e na Alameda Maurício de Nassau, o Carnaflores é um evento com atrações totalmente gratuitas.

Dia do Rei: Inspirada em uma comemoração holandesa, o Dia do Rei é um evento que celebra a história dos imigrantes na cidade. Realizada no mês de abril, ocorre em frente à prefeitura e conta com atividades culturais, apresentações musicais, shows e muito mais.

Mostra de Veículos Antigos: Para os amantes de automovéis, durante o mês de julho, Holambra recebe a Mostra de Veículos Antigos, evento que reúne diversos amantes de carros vindo de todo canto do país. Com modelos de diversos anos, conta também com praça de alimentação, shows de rock e pontos de venda de diversos produtos. 

A entrada é totalmente gratuita e o evento costuma ocorrer na parte da manhã e tarde, na Rua da Amizade.

Aniversário de Holambra: Com acesso gratuito, o Aniversário de Holambra é comemorado no dia 27 de outubro, com um lindo desfile organizado na Alameda Maurício de Nassau. Conta com apresentações musicais e danças tradicionais da Holanda, além de barracas com comidas e bebida típicas.

Festa de Réveillon: A Festa de Réveillon de Holambra conta com shows ao vivo, praça de alimentação completa e a clássica queima de fogos a partir da meia-noite. O evento é totalmente gratuito e acontece na Rua da Amizade.

Como você vai conferir, há muito o que fazer em Holambra fora da Expoflora e dos demais eventos da cidade. A região do centro concentra grande parte dos pontos turísticos de Holambra, como parques, praças e centrinhos comerciais. Há também os famosos campos de flores, que movimentam a cidade durante o ano todo.

            O que não falta é evento e motivos para conhecer a cidade! E para facilitar sua viajem, vou deixar aqui uma lista com 10 pontos turísticos que você precisa conhecer quando for lá! Então já vai anotando aí em...

 

1. Portal Turístico de Holambra: Com a tradicional arquitetura holandesa que é marca registrada da cidade, o portal é o primeiro ponto turístico que você vai conhecer, além de ser o lugar perfeito para uma foto de recordação da viagem, seja na sua chegada ou partida.

2. Campos de Flores: Eles são responsáveis pela maior parte do movimento turístico da cidade. No caso das plantações que se localizam dentro de propriedades particulares, a entrada é permitida apenas com guias de turismo, que são encontrados nas principais agências da cidade. Há também os campos abertos ao público, cobrando apenas uma taxa de visitação para o passeio, como é o caso da fazenda Macena Flores e o Bloemen Park.

3. Memorial do Imigrante: Foi construído em homenagem ao marco de 60 anos da imigração holandesa na cidade, o Memorial do Imigrante é outro ponto turístico em Holambra que é ótimo para fotos.

4. Portal do Moinho e Moinho Povos Unidos: O portal funciona apenas como uma passagem para carros e faz parte das construções de influência holandesa em Holambra. O Moinho Povos Unidos foi idealizado por um arquiteto holandês, é um dos pontos turísticos de Holambra mais visitados no centro. Aberto para visitação, oferece uma linda vista da cidade do topo dos seus 38 metros de altura. Você pode ir até o quinto andar aos finais de semana, e até o terceiro durante a semana. Além de estar localizado na mesma praça que o Centro de Cultura e Eventos e também de uma famosa feirinha de artesanato, que ocorre aos finais de semana.  O moinho está aberto das 10h às 17h, de quarta a domingo e também em determinados feriados. Paguei R$ 15,00 Para visitar, super barato não é!

5. Torre do Relógio: Apesar de não ser aberto para visitação, a Torre do Relógio oferece um cenário super charmoso para uma foto. Detalhe, sem muita concorrência rsrsrs. Com canteiros de flores e a típica arquitetura holandesa, a torre faz parte do Parque Linear.

6. Boulevard Holandês: O Boulevard Holandês fica responsável pelo movimento do centro da cidade. O charme de suas casinhas coloridas e os canteiros de flores, concentra diversas lojas, restaurantes e bares. Não dá pra perder esse né!

7. Praças e parques: Localizados próximas à região central, há diversos parques e praças que fazem parte dos pontos turísticos de Holambra. Com flores e bons espaços para relaxar, eles são boas opções para curtir a tarde. São muitos por isso não vou detalhar todos aqui! Mas deixarei dois como indicação porque amei conhecer!

O Parque Van Gogh e Lago do Holandês: Foi inaugurado em 2018, oferece um passeio interessante, com réplicas de quadros do pintor holandês espalhados pela área. Também é lar de alguns pontos turísticos de Holambra, como a Orla dos Chalés, com casinhas de arquitetura temática, e o Lago do Holandês, com pedalinho e uma linda paisagem ao redor. Além de contar com atividades ao ar livre, como tirolesa e parede de escaladas.

Praça da Cachoeira: A Praça da Cachoeira é outra parada para incluir no seu roteiro pela cidade. É conhecida por suas pequenas quedas d’aguas que formam um lindo lago em seu centro, cercado de árvores. Próxima de outras praças da região, é uma opção mais tranquila pra se visitar.

8. Rua da Amizade: Também conhecida como Rua Coberta, a Rua da Amizade sedia os principais eventos da cidade, como o Carnaflores e a festa de Réveillon. Com arquitetura temática, em alguns dias da semana reúne barracas vendendo lanches. Mas também é uma boa parada para fotos.

9. Deck do Amor e Lago Vitória Régia: Pertencentes à Praça Vitória Régia, o Deck do Amor e o Lago Vitória Régia conta com espaços ideais para uma boa caminhada. Inspirado na Pont des Arts de Paris, o Deck do Amor é o local onde milhares de casais deixam cadeados. Além de uma vista incrível do Lago Vitória Régia, principalmente durante o entardecer. Ótimo para aquelas fotos e se você está em casal porque não aproveitar e deixar o seu cadeado por lá também!

10. Museu Histórico de Holambra: E Para os fãs de história esse é um passeio em Holambra para você entrar ainda mais no clima da tradição holandesa da cidade. Com diversos ambientes, réplicas de moradias dos primeiros imigrantes, repletas de objetos de época, até um acervo com mais de 2 mil fotos da cidade. Além disso, o museu expõe também o maquinário e tratores antigos utilizados pelos imigrantes.

A entrada é paga e o museu abre aos finais de semana e feriados, das 10h às 16h30. E exclusivamente no mês de julho, abre também de quarta a sexta, das 13h às 17h.

            Há e não posso concluir sem falar na gastronomia! Rsrsrs. Como era de se esperar, a gastronomia de Holambra mantém a tradição holandesa, com restaurantes de ambientação típica e cardápios com pratos clássicos. A cidade também possui uma boa quantidade de confeitarias, empórios e cafés com doces deliciosos e decoração charmosa. 

E a vida noturna não fica para trás, oferecendo desde bares descontraídos e bistrôs sofisticados para um bom jantar. Vou confessar que a comida é muito saborosa, comi demais por lá em, então se você vai, e espero que vá, esteja pronto para, como se diz na minha terra “encher o bucho”!

Bom acho que já escrevi demais né! Mas espero que você tenha lido todo e se chegou até aqui é porque o conteúdo ficou agradável, o que é o intuito. Se ainda não conhece a cidade de Holambra te indico a conhecer, muito agradável e charmosa, poderia falar muito mais, porém, nada como estar lá e sentir as sensações, desfrutar dos aromas e dos sabores...

Um grande abraço, espero que tenha gostado do artigo, deixe seu comentário, duvida, elogio ou critica, porque não né! Se quiser ver fotos do passeio por lá é só conferir no Instagram. Aproveita e segue lá pra ficar por dentro dos conteúdos!

 


 

By Tony Macêdo

terça-feira, 14 de junho de 2022

São Paulo!

 

Fonte: By Tony Macêdo / Internet


 

            Há um pouco mais de dois anos me mudei para São Paulo! Aqui descobri, aos poucos, com meus próprios olhos, que realmente como falavam “São Paulo é um universo em uma cidade”. Quanta diversidade, cultural, gastronômica e por aí vai... E você que está lendo esse artigo! Mora por aqui também? É paulistano ou veio de algum lugar do mundo e se tornou cidadão Paulista? Tenho uma pergunta a lhe fazer? Você conhece bem a região em que vive? Não responde agora, da uma olhada nessas informações:

            Fundada em 1554 por padres Jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como: o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museo do Ipiranga, o MASP (Museo de Artes de São Paulo), o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a Avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a Parada do Orgulho LGBT.

O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 11% de todo o PIB brasileiro, 34% do PIB do estado, bem como 36% de toda a sua produção de bens e serviços, além de ser sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, sendo ainda responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005, e por mais de 40% das patentes produzidas no país. A cidade também é a sede da B3 (sigla de Brasil, Bolsa, Balcão), a 5ª maior bolsa de valores do mundo em capitalização de mercado (dados de 2017), resultado da fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP). São Paulo também concentra muitos dos edifícios mais altos do Brasil, como os edifícios: Mirante do Vale, Itália, Altino Arantes, a Torre Norte, entre outros.

A cidade é a 8ª mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 21 milhões de habitantes, é a 10ª maior aglomeração urbana do mundo. A capital paulista também possui um caráter cosmopolita, dado que em 2016, possuía moradores nativos de 196 países diferentes. Regiões ao redor da Grande São Paulo também são Metrópoles, como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba; além de outras cidades próximas, que compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Sorocaba e Jundiaí. Esse complexo de metrópoles chamado Complexo Metropolitano Expandido, chegava a 33 milhões de habitantes em 2017 (cerca de 75% da população do estado e 12% da população do país) formando a primeira megalópole do hemisfério sul, responsável pela produção de 80% do PIB paulista e de quase 30% do PIB brasileiro. Em 2021, foi considerada pelo Boston Consulting Grup, uma das 45 melhores cidades do mundo para se viver.

            E ai! Lembra da pergunta que te fiz lá no começo? A resposta ainda é sim? Tenho um convite a te fazer! Pensando nesse universo de diversidade que São Paulo nos oferece, resolvi escrever sobre as minhas descobertas e experiencias por aqui! Curtiu a ideia? Espero que sim. No menu de paginas você encontrará uma intitulada ‘Lazer’, é nesta página que publicarei os artigos! Espero que gostem e se divirtam junto comigo...

            Um grande abraço, te vejo nos próximos artigos...

 

 

By Tony Macedo

Nova taxa de juros do rotativo do cartão!

    Antes de falar sobre o tema vamos entender o que é o rotativo! Pois bem, sabe quando você não paga a fatura do seu cartão de crédito...